A história por trás da origem da Celtiana
Quem sou
Olá, chamo-me Sara, nasci no Porto e sou a fundadora da Celtiana. Tenho 2 filhotes com bigodes, a Zafra e o Gibra e um filhote mais recente – a Celtiana – um projeto que vos vou contar como surgiu.
Como tudo começou
Tudo começou quando, por volta dos 6 anos, desenvolvi uma alergia a brincos de ouro e fantasia, o que me obrigou a deixar de usá-los. Mais tarde, na minha adolescência, descobri também que era alérgica a níquel, desenvolvendo dermatites de contacto quando estava exposta a Níquel continuadamente.
– Mas o que é o Níquel? O níquel é um metal bastante utilizado no fabrico de bijuterias e um dos principais causadores de alergias na pele. –
A combinação da alergia ao Níquel à alergia que desenvolvi em criança, fez com que não voltasse a furar as orelhas. Até que, no ano de 2020, decidi que queria voltar a usar brincos – ficava apaixonada por aquelas bijuterias lindas que via nas feiras de artesanato ou nas feiras medievais. Mas, com a minha alergia a níquel não poderia usá-las por não saber quais os materiais usados no seu fabrico. Na internet acontecia o mesmo – via bijuteria que adorava mas nunca era possível saber se continham ou não níquel.
Assim, decidi começar a comprar as minhas próprias peças, mantendo um contacto próximo com os fornecedores pois desta forma conseguia ter a certeza da composição do material tornando segura a sua utilização.
E assim nasceu a Celtiana: da minha própria necessidade!
Sendo o níquel um dos principais causadores de alergias à bijuteria, decidi partilhar as minhas peças para que pessoas como eu possam ter uma solução para essa alergia tão comum nos dias de hoje.
Para além de todo o material que utilizo ser livre de Níquel, a grande parte dos modelos de brincos são reforçados com encaixes de orelha feitos com os melhores materiais – Nióbio e Titânio – o que os torna Hipoalergénicos e por isso possíveis de serem usados até por quem tem orelhas mais sensíveis (como eu!).
Nos restantes modelos, como é o caso das argolas e dos brincos pequenos, o metal utilizado é a Prata 925 sem Níquel. Apesar de não ser hipoalergénica, a Prata 925, também conhecida como Prata de Lei, é de alta qualidade e pode ser usada sem preocupações pela maior parte das pessoas.
Os restantes produtos, como os colares e anéis, aos quais a minha pele reagia sempre com pequenas bolhinhas que davam comichão, são obviamente também Níquel Free. E sabem o que isso significa? Sem mais bolhinhas nem qualquer tipo de reação!
Assim, a preocupação com a composição dos materiais usados está sempre presente no meu trabalho, tornando o bem-estar da pele um dos objetivos principais deste projeto.
Obrigada pelo teu interesse e curiosidade sobre a origem da Celtiana!
Boas compras e um feliz dia. ♡